QUEM SOMOS

QUEM SOMOS
QUILOMBAÇÃO é um coletivo de ativistas antirracistas lançado no dia 14 de dezembro de 2013 no Encontro Clóvis Moura de Ativistas contra o Genocídio da População Negra.
POR QUE UM COLETIVO DE ATIVISTAS?
Porque a luta contra o racismo se desenvolve 24 horas por dia, de forma sistêmica e não sistêmica. O racismo é estrutural e se manifesta no dia-a-dia, nos comportamentos pessoais, nas relações sociais, de trabalho, nos espaços de estudo, na cultura, nas instituições. Necessita, portanto, de um combate tenaz e sempre na perspectiva da mudança do sistema, pois o racismo é uma ideologia que justifica um sistema social de opressão. Assim, ser antirracista é, antes de tudo, ser um ativista cuja luta transcende os espaços tradicionais e institucionais. Para tanto, é preciso que existam espaços em que os ativismos se articulam, troquem experiências e se fortaleçam mutuamente.
POR QUE QUILOMBAÇÃO?
O professor Clóvis Moura, um dos maiores intelectuais brasileiros e que se debruçou sobre o estudo das relações étnico-raciais, afirma que as rebeliões da senzala apontavam para um projeto político de transformação radical da sociedade brasileira. A este movimento, ele chamou de “quilombagem” que nada mais é que a práxis política dos sujeitos colocados na base das opressões, os africanos e afrodescendentes escravizados. A transfiguração da luta abolicionista para o campo parlamentar possibilitou a consolidação do Estado racista brasileiro que deu bases para a constituição de um modelo de capitalismo dependente e excludente tendo o racismo como ideologia legitimadora.
QUILOMBAÇÃO é, então, a recuperação do projeto da quilombagem, recolocar o negro e a negra como os sujeitos principais da práxis política de transformação da sociedade brasileira.