top of page
logo-quilombo-cast.jpg

Acompanhe nossas análises de conjuntura 

STOP RACISM

A Rede Quilombação foi a entidade brasileira convidada a participar da campanha "Stop Racism" do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU em agosto e 2022 que consistiu na produção de podcasts sobre a luta contra o racismo nos vários países. Vejam o podcast que representou o BRASIL feito pela Rede Quilombação com o JORNAL EMPONDERADO

StopRacismONU.png

QUILOMBO-CAST | Edição 6

Conjuntura da semana 22.03.2021

No Quilombocast desta semana, o pronunciamento da Rede Quilombação na live do dia 21 de março, confira na voz de Eliane Almeida.

QUILOMBO-CAST | Edição 5

Conjuntura da semana 08.03.2021

Quilombocast deste dia 8 de março fala dos enfrentamentos que as mulheres negras fazem contra a violência do Estado.

QUILOMBO-CAST | Edição 4

Conjuntura da semana 01.03.2021

No QuilomboCast desta segunda falamos do julgamento que inocentou dois agentes públicos da chacina de Osasco de 2015, onde 17 jovens foram assassinados. Ouçam!

QUILOMBO-CAST | Edição 3

Conjuntura da semana 22.02.2021

Primeira parte:

A POLÊMICA DO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

Desde o início da pandemia da Covid-19, e durante quase todo o ano de 2020, a maioria das escolas permaneceu fechada, migrando das atividades presenciais para o ensino remoto.

Essa opção, adotada por governos estaduais e municipais, contou com apoio significativo da população, que antevia nas aulas presenciais um risco elevado de contaminação para suas crianças, jovens e idosos.

(Descrição do áudio)

Segunda parte:

A PRISÃO DO DEPUTADO DANIEL SILVEIRA

No dia 16 de fevereiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes, determinou a prisão em flagrante do deputado federal Daniel Silveira, do PSL do Rio de Janeiro, sob alegação de ameaças a ministros do Supremo e ataques à democracia feitos em videos gravados pelo parlamentar e disseminados nas redes sociais. A prisão foi confirmada pelo plenário do STF por unanimidade, pelo juiz da audiência de custódia no dia 18, quinta feira, e depois confirmada pela Câmara dos Deputados por ampla maioria, no dia 19.

(Descrição do áudio)

QUILOMBO-CAST | Edição 2

Conjuntura da semana 15.02.2021

Operação Lava Jato e sua saga

Primeira parte:

 

Operação Lava Jato e sua saga

 

A revelação de diálogos entre procuradores da chamada Operação Lava Jato e o juiz Sérgio Moro colocou mais elementos na suspeição de que a operação foi uma grande armação política para atingir o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores. A votação na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal na terça-feira que confirmou o direito da defesa do ex-presidente Lula ter acesso ao material hackeado da conversa dos procuradores com o juiz foi uma derrota para a Operação Lava Jato. Nos diálogos divulgados, foram revelados indicios de cooperação internacional irregular, ação orquestrada entre acusação e juiz e nítidas intenções políticas dos membros da Operação.

(Descrição do áudio)
O que esperar de Joe Biden
e Kamala Harris

Segunda parte:

 

O que esperar de Joe Biden e Kamala Harris?

 

No último dia 20 de janeiro Joe Biden e Kamala Harris tomaram posse como presidente e vice-presidente dos EUA, respectivamente. Eleitos pelo partido Democrata, Biden foi vice-presidente de Barak Obama, o primeiro presidente negro e muçulmano dos EUA, enquanto Kamala Harris é uma ex-senadora e advogada americana, e é a primeira vice-presidente mulher, afro-americana /indiana do país. Mas o que isto representa para o Brasil e suas classes mais pobres, de maioria negra? Qual o impacto externo da eleição dos Democratas nos EUA?

(Descrição do áudio)
Autonomia do Banco Central e os impactos para a população negra

Terceira parte:

 

Autonomia do Banco Central e os impactos para a população

Na primeira semana de sessões legislativas, a Câmara dos Deputados, sob a nova presidência de Arthur Lira, abriu seus trabalhos do ano com a votação do PLP 19/2019 (projeto de lei complementar), que trata sobre a autonomia do Banco Central. O projeto  agora segue para sanção do presidente da república Jair Bolsonaro. Apoiado pela grande mídia, a medida torna uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Economia, ainda mais refém da oligarquia financeira. Ideia, além de inadequada para o momento diante da situação de calamidade pela pandemia do coronavirus, é também ultrapassada, pois está em declínio no mundo todo após a crise de 2008, depois que demonstrou o aumento da desigualdade social.

(Descrição do áudio)

QUILOMBO-CAST | Edição 1

 

Conjuntura da semana 08.02.2021

Pela prorrogação do auxílio emergencial

O ministro da Economia, do governo Bolsonaro, disse que o auxílio emergencial só será prorrogado se houver um forte ajuste fiscal.

Explicando: o auxilio emergencial aprovado, no ano passado, pelo Congresso Nacional foi pago a todos os brasileiros e brasileiras pobres de abril até dezembro. Começou com R$ 600,00 e depois foi reduzido para R$ 300 Reais.

(Descrição do áudio)

Acompanhe nossas redes

bottom of page